Estas trilhas são grupos de estudo dedicados a temas específicos.

Grupo de estudos introdutórios, voltado para pessoas que querem entender e usar melhor as novas tecnologias para adquirir conhecimentos básicos e gerais de informática, abrangendo os temas de internet e inteligência artificial.

  • História da informática
  • Tipos e partes dos computadores
  • Informação, programas e comunicação
  • Redes de computadores
  • Aprendizagem de máquina
  • Tecnologia da informação

O Ciclos Solidários de Estudos - Alcântara em Debate foram realizados entre agosto e outubro de 2020, foram uma iniciativa do pesquisador quilombola Danilo Serejo, cientista político e do direito, e do MABE - Movimento pelos Atingidos pela Base Espacial. Os ciclos contaram com a participação de mais de 200 pessoas de diferentes organizações, universidades, institutos e movimentos. 

Atividade

Debatedores/as

Data/2020

-

Inscrições

-

14 a 21/jul.

01

O percurso da luta: a linha do tempo e os principais marcos da resistência.

Profa. Neta Serejo; Profa. Dra. Patrícia Portela Nunes (UEMA); Prof. Dr. Sean Mitchell (Rutgers University Newark/EUA).

01.08

02

A remoção compulsória das comunidades na década de 1980: relato de experiências.

Prof. Marcos Diniz (STTR e Agrovila Perú); Profa. Luzia Diniz (Agrovila Marudá).

07.08

03

As territorialidades específicas presentes em Alcântara.

Profa. Dra. Cinthya Martins (UEMA); Prof. Dr. Aniceto Cantanhede (UEMA);

15.08

04

O território étnico de Alcântara: reflexões sobre identidade e territorialidade.

Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA/UEMA); Prof. Me. Davi Pereira Jr. (Lilas/UTEXAS)

22.08

05

Fundamentos jurídicos da propriedade quilombola e a posição estratégica de Alcântara no cenário nacional

Prof. Me. Luís Antônio Câmara Pedrosa (Advogado do STTR); Prof. Dr. Yuri Costa (UEMA).

29.08

06

Tribunais internacionais: as denúncias na OIT e CIDH/OEA e suas implicações ao Estado brasileiro.

Prof. Diogo Cabral (Advogado do STTR); Profa. Me. Raphaella Lopes;

05.09

07

O Direito de Consulta e Consentimento Prévio e o Protocolo Comunitário das Comunidades de Alcântara.

Profa. Me. Deborah Duprat (Subprocuradora-Geral da República aposentada), Mestra em Direito e Estado/UnB; Profa. Dra. Leticia Osório (Advogada, Doutora em Direito pela Universidade de Essex/Reino Unido.

12.09

08

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas e a negativa da consulta prévia

Prof. Me. Danilo Serejo (UEMA).

19.09

09

Pelourinho Tecnológico”: a expansão do CLA sob perspectiva do capital financeiro mundial.

Prof. Me. Artêmio Macedo Costa (UEMA).

26.09

10

Alcântara e o racismo institucional enquanto mediador do conflito.

Prof. Me. Davi Pereira Jr. (Lilas/Universidade do Texas).

03.10

11

Ideologia da decadência, produção intelectual e movimentos sociais em Alcântara.

Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida; Profa. Me. Gyordanna Patrícia Pereira Silva (UEMA).

10.10

12

Palestra de encerramento (tema a definir)

 

Danilo Serejo, Douglas Belchior

A proposta de realizarmos o presente ciclo de estudos sobre o histórico conflito experimentado em Alcântara entre as comunidades quilombolas e a Base espacial de foguetes instalada na década de 1980, cumpre a tarefa de oferecer ao público interessado um amplo e qualificado debate sobre esta questão, justamente num momento tão delicado em que a ameaça de expulsão de mais 800 famílias quilombolas do litoral do município é reavivada pelo atual governo federal agudizando, assim, o clima de incerteza e insegurança jurídica destas famílias. Aliás, esta é uma característica marcante do processo de implantação e gestão da referida Base espacial em relação às comunidades quilombolas. 

Mas, ao propormos a realização do presente ciclo de estudos além de permitirmos ao público interessado maior entendimento e aprofundamento das questões referidas à luta das comunidades quilombolas de Alcântara buscamos também oferecer ao companheiro Danilo Serejo condições financeiras mínimas de sobrevivência. Danilo Serejo é um colaborador antigo das comunidades quilombolas de Alcântara.

Serejo, que é quilombola da comunidade de Canelatiua, é nosso colaborador voluntário desde 2003. Desde então, vem se dedicando quase que exclusivamente a defesa e proteção das nossas comunidades, juntamente com as demais instituições e lideranças de Alcântara.

Ocorre que desde agosto de 2019 Serejo encontra-se desempregado e vem passando por dificuldades financeiras para manter o seu sustento e da sua família, situação que se agravou durante a pandemia da covid-19. Portanto, convidamos alguns dos nossos parceiros e parceiras que desenvolvem algum tipo de atuação em Alcântara para colaborar conosco no debate proposto, e, para tanto, cobraremos uma taxa simbólica de inscrição que será revertida ao companheiro Serejo e sua família e, com isso, lhes permitir condições dignas de vida.

Serejo é hoje uma importante liderança do território quilombola de Alcântara. Para se ter ideia, desde 2017 algumas das nossas principais ações estratégicas tem sido coordenadas por Serejo, a saber: II Seminário Alcântara: a Base Espacial e o Impasses Sociais; Missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos às comunidades de Alcântara; Visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao território de Alcântara; Agendas internacionais; Audiências na CIDH; Agendas no Congresso Nacional; Coordenação do processo de elaboração do Protocolo Comunitário de Consulta e Consentimento Prévio das Comunidades de Alcântara; Mobilização e articulação de parcerias estratégicas para a defesa e proteção das comunidades; dentre outras.

Por fim, esperamos contar com sua compreensão e solidariedade nesta iniciativa. 

MABE

A ideia para essa trilha surgiu a partir do interesse de um grupo de estudantes de filosofia da Universidade de São Paulo que estão iniciando suas pesquisas em áreas relacionadas à física e tinham interesse em ler e estudar a obra Lições de Física, do físico estadunidense Richard Feynman. Nessa trilha, propomos um ciclo de aprendizagem longo, centrado nessa obra, mas orientado mais amplamente por uma investigação sobre o conceito de informação nos processos materiais.

A proposta desse projeto é iniciar os estudos com a apresentação de Richard Feynman a partir de sua autobiografia mais conhecida (Só pode ser brincadeira, Senhor Feynman!) e de sua biografia mais completa e recentemente publicada por James Gleick (Genius: The Life and Science of Richad Feynman). Em seguida, apresentaremos a coleção das Lições de Física e iniciaremos a leitura, discussão e exercícios capítulo a capítulo.

Encontros Atividades
Apresentação Apresentação do grupo, apresentação da proposta, organização e periodicidade dos encontros, divisão de tarefas.
Meio gênio e meio bufão Apresentação biográfica e da produção científica de Feynman
As lições de Física Apresentação da coleção "Lições de Física", criação de cronograma para alternar a mediação das lições no círculo.
Início das Lições de Física Início da leitura coletiva, estudo e exercícios organizados a partir dos livros.