Trilhas de aprendizagem do projeto.

A orientação no Quilombo Ciência é um papel fundamental no funcionamento de trilhas e atividades. Esse é o papel desempenhado por professoras e professores, especialistas, pessoas reconhecidas pela comunidade pelo notório saber em alguma área ou pelo domínio excelente ou excepcional de técnicas e práticas.

Esta é uma trilha para pessoas que já possuem conhecimento teórico, técnico ou prático especializado em alguma área e desejam entender o que significa atuar como orientadoras em trilhas e atividades no Quilombo Ciência. O conteúdo proposto inclui algumas referências conceituais e teóricas sobre o projeto e sobre o papel de orientação na aprendizagem, pesquisa e criação através de projetos em pequenos grupos baseados em um território. Ao longo dessa trilha as pessoas também poderão aprender como utilizar as ferramentas disponíveis no Quilombo Ciência para organizar a memória, registro, pesquisa, análise, planejamento, comunicação, avaliação e as demais ações que podem fazer parte das fases de uma trilha.

Guiar atividades é um papel que pode ser desempenhado tanto por especialistas no assunto quanto por pessoas leigas. A responsabilidade consiste na organização da rotina, da sequência e da organização do tempo de uma atividade, bem como mediar os debates e discussões para garantir melhor participação das pessoas.
Esta é uma trilha introdutória para pessoas que querem aprender a guiar atividades de aprendizagem, pesquisa e criação em projetos em pequenos grupos baseados nos territórios.

Esta é a trilha de construção do Quilombo Ciência. Todas as atividades do projeto são organizadas por aqui, e toda ajuda é bem vinda. Para participar do projeto basta manifestar seu interesse aqui mesmo nesta trilha e nós entraremos em contato com você.

Esta é uma trilha de aprendizagem sobre o próprio projeto do Quilombo Ciência. Você pode percorrê-la em alguns minutos para entender melhor o projeto e saber maneiras de participar.