As Trilhas iniciais do Quilombo Ciência são chamadas assim por que foram pensadas para servir como introdução a alguns dos principais problemas e questões para os quais nós, do Quilombo Ciência, queremos facilitar a busca por soluções colaborativas.

Nós organizamos esse debate e essa trajetória de aprendizagem em 6 trilhas:

  • Aprendizagem colaborativa
  • Ciência colaborativa
  • Economia colaborativa
  • Ética colaborativa
  • Resistência colaborativa
  • Tecnologias colaborativas

Todas essas trilhas serão construídas coletivamente e o seu formato foi pensado para que elas sejam dinâmicas e possam ser aprimoradas por cada pessoa ou grupo que as percorra.

O formato proposto é dividido em tópicos e lições, cada uma delas com materiais sugeridos para subsidiar a discussão (principais e opcionais) e uma lista de questões para reflexão e debate.
Ao final de cada lição, propomos uma atividade de conclusão cujo aproveitamento é autodeclaratório, ou seja, cada participante declara livremente se considera que teve aproveitamento satisfatório dos conteúdos e atividades.
conclusão final de cada trilha depende de uma condição imprescindível. É preciso apresentar um registro público da aprendizagem, individual ou coletivamente, em mídia escrita, áudio e/ou visual.
Estes conteúdos serão validados pelas pessoas que participam da rede, de acordo com os critérios disponíveis no Manual de validação, e poderão ser incluídos no repositório de materiais da plataforma de aprendizagem para servirem para ajudar outras pessoas que participarem das trilhas.